Durante o CANABIO25 – Regenerar é preciso, realizado em Ribeirão Preto (SP), Felipe Biondi Fernandes de Lima, da ACP Bioenergia, apresentou um case que reforça a força dos bioinsumos quando aplicados com estratégia e constância.
No painel “Case ACP Bioenergia – Manejo Biológico”, Biondi mostrou como a empresa vem colhendo ganhos reais em produtividade e sustentabilidade a partir de um programa estruturado de manejo biológico.
Adoção de microrganismos benéficos
Segundo ele, a adoção planejada de microrganismos benéficos e agentes de controle biológico tem transformado o sistema produtivo da ACP. Promovendo solos mais vivos, plantas mais equilibradas e uma expressiva redução na dependência de insumos químicos. “Os resultados são consistentes, tanto do ponto de vista técnico quanto econômico. Quando o manejo biológico é conduzido com método, ele se paga — e entrega mais resiliência ao sistema produtivo”, destacou.
O case da ACP mostra que o futuro da cana passa por uma integração inteligente entre ciência, microbiologia e gestão agrícola. Um caminho em que regenerar o solo não é apenas uma meta ambiental, mas uma estratégia de rentabilidade e longevidade do canavial.
Assista a íntegra da palestra de Felipe Biondi Fernandes de Lima no canal do JornalCana no YouTube.