
A iniciativa da Indonésia de misturar 10% de etanol (E10) à gasolina ganha apoio de gigante.
Trata-se da companhia automotiva japonesa Toyota Motor Corporation, que demonstrou interesse em apoiar a iniciativa do país.
Esse apoio virá do investimento na produção de bioetanol, confirma a Toyota em divulgação na Antara News (clique aqui para acessar o texto).
Em comunicado divulgado em 10 de novembro, o vice-ministro de Investimentos e Downstreaming da Indonésia, Todotua Pasaribu, afirmou que o consumo anual de combustível da Indonésia ultrapassa 40 bilhões de litros, com uma estimativa de 4 bilhões de litros de bioetanol necessários para implementar a política E10 até 2027, informa a Antara News.
“Para aproveitar ao máximo esta oportunidade, a Indonésia precisa começar a preparar as instalações necessárias agora. Este é o momento que a Toyota quer aproveitar”, disse Pasaribu, observando que a montadora já produz veículos compatíveis com bioetanol para vários mercados.
A oportunidade de investimento foi discutida durante a reunião de Pasaribu com o CEO regional da Toyota Motor Asia, Masahiko Maeda, em 7 de novembro.
Toyota Investe em Bioetanol na Indonésia para Apoiar Iniciativa E10
Ele mencionou ainda que a Toyota planeja realizar um estudo conjunto no local com a empresa estatal de energia Pertamina em Lampung, que o governo prevê como um futuro centro de produção de bioetanol. “O objetivo é estabelecer uma joint venture até 2026”, acrescentou Pasaribu.
O plano proposto inclui o desenvolvimento de uma instalação de produção de bioetanol com capacidade de 60.000 quilolitros por ano, apoiada por um investimento de cerca de US$ 150 milhões para apoiar o programa E10.