Durante o CANABIO25, em Ribeirão Preto (SP), João Mattos, coordenador agronômico da Carmeuse, provocou o público com uma reflexão: “Estamos olhando para cálcio, magnésio e enxofre como nutrientes ou apenas como corretivos?”

Segundo Mattos, o trio Ca-Mg-S é fundamental para a estruturação do solo, vigor das plantas e maior produtividade, mas ainda é subvalorizado frente ao tradicional NPK.

A empresa apresentou o Soil-A, fertilizante líquido à base de hidróxidos de cálcio, magnésio e enxofre, desenvolvido para suplementar a vinhaça localizada. A alta solubilidade e compatibilidade da formulação garantem maior absorção, rebrote rápido e ganhos de até 6,7 t/ha no TCH.

CalculaCana

Além disso, a Carmeuse lançou a ferramenta CalculaCana, desenvolvida em parceria com o Pecege. A ferramenta integra análise de solo, produtividade esperada e custo operacional, gerando recomendações precisas e cálculo do retorno em CBIOs.

Mattos concluiu destacando que o futuro do manejo nutricional passa por tratar o solo como um organismo vivo — e reconhecer o papel estratégico de todos os nutrientes na eficiência do sistema produtivo.

Assista à palestra completa no canal do JornalCana no YouTube.