Saiba como a Usina Pitangueiras aumentou em 12,1% sua produção de açúcar

Com um plano estratégico baseado em inovação acessível e disciplina operacional, a Usina Pitangueiras provou que grandes resultados não exigem, necessariamente, grandes investimentos. A implantação do sistema multijato e pequenos retrofits em equipamentos-chave elevaram em 12,1% a produção diária de açúcar, alcançando 40.634 sacas/dia na safra 2025 — um recorde histórico sem ampliar o parque industrial.

Os ganhos se estenderam à eficiência produtiva: redução de 17,7% no tempo de cozimento e aumento de 25,5% nos ciclos produtivos, assegurando melhor aproveitamento energético e maior retorno financeiro.

Automação Agrícola

A excelência também chegou ao campo. A usina aprimorou o controle de insumos e operações agrícolas, elevando o TCH em 10% e reduzindo as falhas de plantio a 0,69%. A gestão de conformidade e desempenho foi reconhecida até em auditoria do Ministério do Trabalho.

No plano estratégico, a Pitangueiras segue ampliando sua base produtiva, com crescimento da cana própria de 18% para 39% até 2026 e expansão da capacidade de moagem para 3,6 milhões de toneladas, impulsionada pela aquisição de novas áreas e pela integração agroindustrial.

Esses avanços renderam à usina três troféus no MasterCana Brasil 2025, nas categorias Produção do Açúcar, Automação Agrícola e Estratégia Agroindustrial — reconhecimentos que consagram a Pitangueiras como referência em eficiência, tecnologia e visão de futuro no setor bioenergético.

Hall da Cana

A cerimônia de premiação foi realizada no dia 20 de outubro em São Paulo, capital paulista. Estiveram representando a usina no “Hall da Cana”, para o recebimento dos troféus:

  • Claudemir Leonardo, diretor agroindustrial e Rafael Farra, gerente de operações agrícolas (Estratégia Agroindustrial – performance)
  • Gentil Freire, especialista de processo industrial e Gustavo Franco, encarregado de elétrica (Produção do Açúcar – gestão)
  • Carolina Coelho, encarregada de controle agrícola e Juliano Timóteo, analista de geotecnologia SR (Automação Agrícola -gestão)

Melhores momentos

Confira a cerimônia completa de premiação no canal oficial do Jornal da Cana no Youtube.