A fixação biológica de nitrogênio (FBN) vem se consolidando como uma das principais revoluções no manejo da cana-de-açúcar. Por reduzir custos, substituir parte — e até 100% — da adubação nitrogenada mineral e proporcionar maior vigor e estabilidade produtiva nos canaviais.

Durante o CANABIO25, realizado em Ribeirão Preto (SP), o Gerente de Negócios da Euroforte, João Pedro Alves dos Santos, apresentou a palestra “Tecnologia que potencializa a FBN – Substituindo a adubação de N-mineral”. Mostrando os resultados obtidos com o BV Booster. O produto desenvolvido para estimular a atividade das bactérias fixadoras de nitrogênio e potencializar a absorção de nutrientes pela planta.

“Nosso foco é garantir segurança e estabilidade de resultado, substituindo até 100% do N mineral na cana-soca”, destacou João Pedro.

A tecnologia também contribui para melhorar as notas de eficiência energética das usinas. Aumentando a geração de CBios — uma vantagem direta para operações voltadas à produção de etanol.

Sustentabilidade com retorno econômico

Segundo João Pedro, o uso de bioinsumos representa uma mudança de paradigma: “É possível ter produtividade, economia e regeneração do solo ao mesmo tempo. A agricultura do futuro é biológica, mas também é técnica e baseada em ciência.”

Ele ressaltou ainda a importância de parcerias entre empresas, universidades e produtores para validar e aprimorar as tecnologias que impulsionam a agricultura regenerativa e competitiva no setor bioenergético.

Assista à palestra completa de João Pedro Alves dos Santos no canal do JornalCana no YouTube e entenda como a fixação biológica de nitrogênio pode transformar o manejo da cana-de-açúcar.

Acesse JornalCana no YouTube