SIAMIG sensibiliza-se com a paralisação e reforça apoio à Usina Jatiboca 

A SIAMIG Bioenergia lamenta a paralisação temporária da Usina Jatiboca, associada à entidade, e manifesta solidariedade aos acionistas, aos 1.500 colaboradores, além dos fornecedores, produtores rurais e à comunidade local.

A entidade espera que a situação seja solucionada da melhor forma possível, com segurança, transparência e previsibilidade para toda a cadeia produtiva. 

De acordo com a empresa, a paralisação está relacionada à falta de mão de obra e à redução da disponibilidade de matéria-prima.

A unidade ainda utiliza colheita manual, devido aos terrenos acidentados da região, e enfrentou fortes períodos de seca, que dificultaram o sistema produtivo. 

História e Impacto da Usina Jatiboca

A centenária Usina Jatiboca, localizada em Urucânia, na Zona da Mata, era a mais antiga em operação em Minas Gerais e um símbolo da história sucroenergética do Estado, com um legado marcante para a região. 

Alerta da SIAMIG Bioenergia

A SIAMIG Bioenergia reforça que o impacto da paralisação evidencia a importância social do setor de bioenergia e açúcar para as regiões onde atuamos.

Alertamos o governo e cadeia produtiva para a necessidade de elaborar soluções que minimizem eventuais crises e, assim, evitem que outras empresas do setor encerrem suas atividades nos próximos anos.