Com linguagem direta e prática de quem vive o dia a dia do campo, o produtor Ricardo Delarco, da RR Agrícola (Monte Azul Paulista/SP), apresentou no CANABIO25 ações que permitem alcançar altas produtividades regenerativas com baixo custo.
Entre estas ações, Delarco trouxe um conceito de “sopão de microrganismos”, uma espécie de “inundação biológica” que transforma o solo e devolve o equilíbrio natural da floresta ao canavial.
Controle de tráfego com GPS
O produtor chama a atenção para o controle de tráfego com GPS no trator e na colhedora, que segundo ele “é o ponto de partida para sair da “mesmice” e garantir resultados consistentes. “Quem não tiver 100% do tráfego controlado, está perdido”, alertou.Entre as práticas apresentadas, o produtor defendeu a eliminação do calcário — substituído por silicato de cálcio e magnésio, que corrige o solo sem emitir CO₂.
Preparação linha por linha
Apontou também o uso de adubos e condicionadores de solo enriquecidos com matéria orgânica, silício e micro-organismos vivos, capazes de regenerar o ambiente de produção e reduzir custos de insumos.
“O segredo está em preparar linha por linha, colocar vida no solo e garantir o equilíbrio físico, químico e biológico. O resultado é uma cana produtiva, sustentável e com pegada de carbono praticamente zero”, afirmou.
Assista à palestra completa de Ricardo Delarco no canal do YouTube do JornalCana e descubra como o ‘sopão de microrganismos’ pode transformar o seu canavial.