Julio Campanhão marcou presença no CANABIO 25 – Regenerar é preciso. Ele apresentou um panorama de “novos conceitos na produção de cana-de-açúcar” que prometem elevar a produtividade e a sustentabilidade no setor. O especialista desafiou o manejo convencional e destacou práticas inovadoras com resultados impressionantes.

Plantio de mudas a 45º

Um dos pontos altos da palestra foi a defesa do sistema “Rua Mãe de Meiose” e o plantio de mudas a 45º, modalidade que gera grande economia na aquisição de mudas e, segundo dados mensurados, incrementa a produtividade em 15 a 20% de TCH (Toneladas de Cana por Hectare).

O palestrante também levantou três questionamentos:

  • a necessidade de se preparar 100% da área
  •  o uso de operações pesadas para incorporar corretivos
  • a renovação da sistematização a cada ciclo.

Em contraste, defendeu a sistematização perene, o uso de corretivos micronizados e a implementação da Agricultura Canavieira Regenerativa, focada na linha de plantio.

Médias de 147 TCH no primeiro corte

A aplicação prática desse manejo, incluindo o uso de composto enriquecido na linha e o aporte massivo de agentes biológicos no plantio, resultou em médias de 147 TCH no primeiro corte, superando significativamente a média regional.

O modelo gera redução de custos com defensivos e preparo de solo, ao mesmo tempo que conserva a microbiota e a matéria orgânica.

Para conferir a íntegra da apresentação de Julio Campanhão e todos os detalhes técnicos sobre a revolução no manejo da cana-de-açúcar, a palestra está disponível no canal do YouTube do JornalCana.