Pindorama inicia produção de etanol de sorgo em Alagoas

A Cooperativa Pindorama realizou em 3 de outubro a primeira colheita de sorgo destinada à produção de etanol em Alagoas. Foram colhidas 60 toneladas de grãos em 11 hectares no município de Batalha.

Parceria viabiliza cultivo de sorgo no estado

A iniciativa resulta de parceria entre Pindorama e Latina Seeds, firmada em janeiro de 2025, que incentivou pequenos e médios produtores rurais ao cultivo de sorgo granífero.

O produtor Manoel Messias Costa foi o primeiro a fornecer sorgo à cooperativa. A lavoura alcançou produtividade de 87 sacas por hectare (5.200 kg/ha), considerada excelente para o primeiro plantio.

Resultados da produção

  • Área cultivada: 11 hectares
  • Produção total: 60 toneladas
  • Produtividade: 87 sacas/hectare (5.200 kg/ha)
  • Investimento: médio a baixo custo

O processo de produção de etanol gera como coproduto o WDG, rico em proteínas e utilizado na nutrição de gado leiteiro e de corte.

Expansão do setor bioenergético

Segundo Klécio Santos, presidente da Cooperativa Pindorama, a iniciativa abre uma nova vertente de geração de emprego e renda em Alagoas. A cooperativa garantiu a compra da produção e ofereceu suporte logístico aos produtores.

Thiago Rodrigues, gerente comercial da Latina Seeds para o Nordeste, destacou os resultados promissores da parceria e o potencial de expansão da cultura no estado.