Mercado

Fatia de estrangeiros na agroenergia vai subir a 37%, prevê especialista

A participação de empresas estrangeiras no setor sucroenergético deve ir a 37% até 2015, de acordo com estimativa da Datagro Consultoria. O presidente da empresa, Plínio Nastari, diz que atualmente a participação dos estrangeiros é de 23,3%.

“O aumento da participação está vinculado ao movimento de consolidação que o setor enfrenta no momento”, disse.

Segundo ele, este é um processo benéfico, que deixa o setor mais eficiente. Nastari afirma também que o fato de os estrangeiros estarem procurando o setor é um sinal positivo de que eles enxergam nesta área pouca intervenção do governo.

“A vinda de estrangeiros já aconteceu no sistema bancário, no setor de alimentos, de mineração. Este movimento revela que o Brasil está inserido no capital mundial”, diz.

Segundo Nastari, o crescimento da participação dos estrangeiros acontecerá tanto pela expansão das empresas estrangeiras que já estão aqui quanto através da entrada de novas companhias, interessadas no setor.

“Não haverá, contudo, aquele efeito manada registrado em 2006, quando uma quantidade expressiva de empresas veio para o setor. Será uma entrada mais seletiva”, disse.

Plinio Nastari previu também que a produção de cana-de-açúcar da Região Centro-Sul deve somar 574,8 milhões de toneladas na safra 2010/11.

A estimativa é menor que as 590 milhões de toneladas esperadas inicialmente mas supera a safra 2009/10, quando a moagem foi de 541,1 milhões de toneladas.

“A redução é decorrente da seca que atingiu praticamente todos os estados produtores que ficaram, em alguns casos, até 120 dias sem chuvas”, disse Nastari.

Segundo ele, o efeito do fenômeno climático La Niña foi mais intenso que o esperado, com forte seca na Região Sudeste e muita chuva no nordeste.

“O resultado foi uma safra de cana mais leve, que ocupa mais espaço mas rende menos”, explicou Nastari.

O consultor explica que a cana leve comprometeu a eficiência do sistema industrial, além de acarretar maiores custos logísticos, já que menos açúcar e etanol foram produzidos a partir desta cana.

Nastari também informou que a produção de açúcar de 2010/11 deve atingir 34,3 milhões de toneladas no centro-sul.

No Brasil, a produção deve chegar a 38,9 milhões de toneladas, de acordo com as estimativas baseadas no comportamento da cultura até agora.

Agência Estado

Banner Revistas Mobile