Mercado

Moagem de cana deve ser de 574,8 milhões de toneladas

A produção de cana-deaçúcar da região Centro-Sul deve atingir 574,8 milhões de toneladas na safra 2010/2011,de acordo com nova estimativa da Datagro, divulgada ontem durante a 10ª Conferência Internacional de Açúcar e Etanol. A estimativa é menor que as 590 milhões de toneladas esperadas inicialmente, mas supera a safra 2009/2010, quando a moagem foi de 541,1 milhões de toneladas.“A redução é decorrente da seca que atingiu praticamente todos os estados produtores que ficaram, em alguns casos, até 120 dias sem chuvas”, disse o presidente da Datagro,Plínio Nastari.

Segundo ele, o efeito do fenômeno climático La Niña foi mais intenso que o esperado, com forte seca na Região Sudeste e muita chuva no Nordeste. “O resultado foi uma safra de cana mais leve, que ocupa mais espaço, mas rende menos”, disse.

O consultor explica que a cana leve comprometeu a eficiência do sistema industrial, além de acarretar maiores custos logísticos, já que menos açúcar e etanol foram produzidos a partir desta cana.

Nastari também informou que a produção de açúcar de 2010/2011 deve atingir 34,3 milhões de toneladas no Centro-Sul.

No Brasil, a produção deve chegar a 38,9 milhões de toneladas. As exportações brasileiras devem ser de 26,3 milhões de toneladas, com o Centro-Sul contribuindo com 23,9 milhões de toneladas. “Em setembro, o Brasil bateu seu recorde de embarques com 3,3 milhões de toneladas, mesmo com todos os problemas logísticos enfrentados no período”, disse Nastari.

A quantidade de Açúcar Total Recuperável (ATR) deve atingir 145,54 quilos por tonelada de cana, superior aos 130,2 quilos verificados na safra anterior. O executivo ressaltou também que, enquanto as exportações de açúcar cresceram, as vendas externas de etanol caíram pela metade, devendo terminar a safra com apenas 1,72 bilhão de litros exportados. A produção deve atingir 29,9 bilhões de litros em nível nacional, com 27,8 bilhões de litros no Centro-Sul.