Canabio

Como transformar o solo em fonte de produtividade e regeneração?

Ricardo Delarco e Raffaella Rossetto antecipam no JornalCana 360 os temas que levarão ao “Maracanã da Cana”, nos dias 8 e 9 de outubro, em Ribeirão Preto-SP

Como transformar o solo em fonte de produtividade e regeneração?

O JornalCana 360 prossegue antecipando destaques do próximo CANABIO25, evento que acontece nos dias 8 e 9 de outubro, no Centro de Cana IAC, em Ribeirão Preto-SP.

O produtor Ricardo Delarco, da RR Agrícola, e a pesquisadora científica do IAC, Raffaella Rossetto, compartilharam experiências e expectativas sobre o encontro. O evento promete redefinir conceitos de manejo do solo, nutrição e sustentabilidade.

Ricardo Delarco: resultados que falam por si

Referência na produção de cana, Ricardo Delarco destacou no programa como o manejo localizado do solo tem garantido resultados surpreendentes em suas áreas, em Monte Azul Paulista (SP).

A técnica, que consiste em disponibilizar nutrientes no local e profundidade certos, permitiu à RR Agrícola alcançar mais de 160 toneladas de cana por hectare, com ATR entre 145 e 150, gerando retornos superiores a 24 toneladas de açúcar por hectare.

“O segredo é tratar o canavial como um ser vivo, que precisa ser alimentado de forma precisa. E o que apresentaremos no CANABIO25 é um modelo comprovado em campo, que qualquer produtor pode ver de perto em nossa propriedade”, destacou Delarco.

Para ele, o evento marca o início de uma nova etapa para o setor: a cana regenerativa e sustentável, com pegada de carbono praticamente zero.

Raffaella Rossetto: ciência a favor da regeneração

Já a pesquisadora Raffaella Rossetto, com mais de 30 anos dedicados ao estudo da cana no IAC, levará ao evento as mais recentes descobertas sobre o uso de fertilizantes organominerais e bioinsumos. Em destaque, o papel do Trichoderma, microrganismo que atua na decomposição da matéria orgânica, na liberação de nutrientes e no estímulo ao desenvolvimento radicular.

“A microbiologia do solo deu um salto nos últimos anos. O Trichoderma é um dos agentes mais promissores, pois contribui em vários processos que aumentam a eficiência do sistema produtivo. Mas, mais do que números, quero discutir no CANABIO25 as bases da agricultura regenerativa e os pontos que ainda precisamos melhorar na cana”, adiantou Rossetto.

Ela lembrou que o evento acontece no anfiteatro do IAC, apelidado de “Maracanã da cana”.

Destaques do setor bioenergético

O programa conta também com a participação do editor do JornalCana, Delcy Mac Cruz, que apresenta alguns destaques do setor. Entre eles a projeção da safra 2026/27 pela StoneX de 620,5 milhões de toneladas, a construção da maior planta de biometano de cana no Mato Grosso do Sul, entre outros assuntos.

Serviço:

CANABIO25 – Regenerar é preciso

Data: 8 e 9 de outubro de 2025

Local: Centro de Cana IAC – Ribeirão Preto (SP)

Inscrições: www.canabio.com.br