
Nos dias 8 e 9 de outubro de 2025, Ribeirão Preto-SP será palco do CANABIO25 – Regenerar é preciso, encontro promovido pela ProCana Brasil que reúne especialistas, produtores e empresas do setor bioenergético em uma imersão sobre a cana regenerativa.
O evento discutirá práticas agrícolas capazes de restaurar solos, conservar polinizadores, reter água e capturar carbono, fortalecendo a competitividade do setor bioenergético em escala global.
TAH acima de 24 toneladas
Entre os nomes confirmados, destaca-se o do produtor Ricardo Delarco, gerente agrícola na Delarco Agrícola, que apresentará seu modelo de manejo baseado na agricultura regenerativa. A prática já garante resultados surpreendentes: mais de 160 toneladas de cana por hectare, ATR entre 145 e 150, e retorno superior a 24 toneladas de açúcar por hectare (TAH).
Para Delarco, o segredo está em devolver vida ao solo.
“Nada mais é do que devolver vida ao solo, microbiota viva, o que vem a ser micro-organismos mais matéria orgânica, ácidos húmicos, fúlvico e carbono. Além disso, outros componentes importantíssimos como silício, cálcio, magnésio, mas de outra forma colocar, pra ter pegada zero, cana regenerativa”, explica.
Plantio localizado
O produtor também destaca o papel do plantio localizado no processo:
“Linha por linha, eu transformo um ambiente D em ambiente C em coisa de 40 dias”, afirma.
Com números expressivos e práticas que unem sustentabilidade, inovação e eficiência, o case de Ricardo Delarco será um dos pontos altos do CANABIO25, comprovando que a agricultura regenerativa não é apenas possível, mas já é realidade no campo.
Confira no vídeo abaixo:
Serviço
CANABIO25 – Regenerar é Preciso
Data: 8 e 9 de outubro de 2025
Local: Centro de Cana IAC – Ribeirão Preto (SP)
Inscrições: www.canabio.com.br