A Necta, companhia de distribuição de gás da Commit, joint venture entre Compass (Cosan) e Mitsui, realizou na quinta-feira, 11 de setembro de 2025, a ligação do primeiro cliente com biometano produzido a partir de resíduos da cana-de-açúcar.
A ligação écom o restaurante Beef Company Steakhouse & Grill, que passa a ser atendido com biometano distribuído pela Necta e fabricado pela planta da bioenergética Cocal. Trata-se da Fase II do Projeto Cidades Sustentáveis em Presidente Prudente, no interior paulista.
As obras de expansão do primeiro gasoduto de distribuição destinado exclusivamente à entrega de biometano no Brasil, iniciadas em junho, já estão 80% concluídas e devem ser finalizadas até dezembro.
Segundo a assessoria da Necta, além do Beef Company, ainda nesta semana serão conectados o Hotel Comfort e o Restaurante e Panificadora Morumbi.
Com a conclusão da segunda fase, que recebeu investimento de cerca de R$ 12 milhões, a expectativa é atender em torno de 5 mil clientes já contratados em Presidente Prudente. A expansão acrescentou 44 km de rede ao perímetro urbano.
Desde 2022, quando foi inaugurada a Fase I do projeto, a cidade já conta com 14 km de gasodutos em operação, interligando a rede urbana à Usina Cocal e abastecendo consumidores industriais.
Expansão e Benefícios do Gás Canalizado
“A Fase II de expansão da Necta é direcionada a novos clientes dos setores residencial, comercial, industrial e postos e permitirá que mais moradores tenham acesso aos benefícios do gás canalizado em casa, em seus comércios, indústrias e postos de combustível. A ligação que estamos fazendo hoje, apenas três meses após o início das obras, representa os milhares de novos clientes que devem ser conectados nos próximos meses e reforça o compromisso da Necta com o desenvolvimento sustentável e com a qualidade de vida da população”, explica José Eduardo Moreira, CEO da Necta.
O projeto que é conhecido como Cidades Sustentáveis foi iniciado em 2020, quando Presidente Prudente se tornou o primeiro município 100% verde do país ao ser anunciada a construção de um gasoduto isolado de biometano, abastecido diretamente pela Usina Cocal, localizada em Narandiba, a partir de resíduos da cana-de-açúcar.
Transição Energética e o Marco em São Paulo
André Gustavo (diretor da Cocal) e o prefeito Tupã
cortam a faixa inaugural
(Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo)
O marco para a transição energética no Estado de São Paulo foi celebrado com um corte simbólico de fita, em cerimônia no próprio estabelecimento.
O evento contou com a presença de autoridades estaduais, entre elas Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e o deputado estadual e ex-prefeito da cidade, Mauro Bragatto; e municipais, como o prefeito Milton Carlos de Mello, o Tupã, e o vereador Edgar Caldeira, representante do presidente da Câmara William Leite; além de lideranças empresariais do setor de bioenergia.