
Nos dias 8 e 9 de outubro de 2025, o Centro de Cana IAC, em Ribeirão Preto-SP, será palco do CANABIO25 – Regenerar é preciso, encontro promovido pela ProCana Brasil que coloca em pauta o futuro da agricultura regenerativa aplicada à cana-de-açúcar.
Entre os destaques da programação está a participação de Thiago Gomes Veloso de Araújo, gerente técnico da Usina Rio Amambai Agroenergia. Araújo levará ao público um panorama prático sobre as estratégias de manejo adotadas na unidade e os resultados alcançados.
Uso racional de insumos
Segundo Thiago, a usina vem investindo fortemente em controle biológico e uso racional de insumos, com impacto direto na redução de pragas e no aumento da produtividade. Em apenas uma safra, os índices de infestação da broca caíram de 2,5% para 0,5%, enquanto ataques de pragas de solo foram reduzidos de 2% para menos de 1%. Outro avanço foi o controle da estria vermelha, com a utilização de microrganismos e soluções biológicas.
Além disso, segundo Thiago, a Rio Amambai Agroenergia está entre as poucas usinas que utilizam microrganismos na compostagem enriquecida. “Alcançando ganhos médios de mais de 20 toneladas na cana-planta.” O manejo inovador inclui também a introdução de tricogramas, cotésia e nematoides entomopatogênicos, aliados no combate de pragas em áreas de difícil aplicação química.
Vida do solo
Para Thiago, é importante pensar na vida do solo:
“Estamos usando bem os nossos resíduos, como a vinhaça, e investindo em compostagem para enriquecer a biota do solo. Pensamos na vida do solo como base para produtividade e sustentabilidade, usando as ferramentas disponíveis no mercado para um manejo mais equilibrado e duradouro.”
Serviço:
CANABIO25 – Regenerar é preciso
Data: 8 e 9 de outubro de 2025
Local: Centro de Cana IAC – Ribeirão Preto (SP)