Alagoas foi palco na segunda-feira, 08 de setembro, da celebração dos 100 anos do etanol no Brasil, um combustível que foi desenvolvido no estado e hoje é referência mundial em energia limpa e renovável.
A data histórica foi marcada por uma solenidade na Usina Serra Grande, no município de São José da Laje, onde o engenheiro químico e empresário Salvador Lyra realizou, em 1924, os primeiros testes com o biocombustível derivado da cana-de-açúcar, destaca texto de Jaci Lira no Portal Política Alagoana.
O evento, que foi promovido pelo Sindicato da Indústria do Açúcar e do Etanol em Alagoas (Sindaçúcar-AL), em parceria com a Usina Serra Grande e o Governo de Alagoas, reuniu autoridades, líderes empresariais, representantes do setor e convidados.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, e pelo diretor-presidente da Usina Serra Grande, Luiz Antônio Bezerra.
Celebração e Legado do Etanol em Alagoas
A programação começou no Museu da Usina Serra Grande, com o lançamento do livro comemorativo dos 100 anos do etanol, editado pelo Sindaçúcar-AL e seguiu com o descerramento de uma placa em homenagem ao centenário.
No pátio industrial, discursos ressaltaram a importância histórica e econômica do etanol, combustível que se consolidou como alternativa estratégica para a transição energética e para o processo de descarbonização.
Um dos momentos mais simbólicos foi o desfile da primeira locomotiva que transportou etanol para os postos de combustíveis em Alagoas e Pernambuco, relembrando a trajetória de inovação que começou no interior alagoano e ganhou o Brasil.