Canabio

Usina Caeté fortalece apicultura em Alagoas

Entrega de kits de apicultura para comunidade Palatéia promove geração de renda e valorização das abelhas como aliadas da sustentabilidade

Produtores da comunidade Palatéia recebem os kits de apicultura
Produtores da comunidade Palatéia recebem os kits de apicultura

A Usina Caeté reforçou seu compromisso com a sustentabilidade e agricultura regenerativa. No dia 19 de agosto, participou da entrega de kits de apicultura para 15 produtores da comunidade Palatéia, em Barra de São Miguel (AL). A ação aconteceu na sede do Instituto Beeva, na Fazenda Cumbuca, e integra o Projeto Palatéia. O programa é desenvolvido em parceria com o Sebrae, o Instituto Beeva e outros apoiadores.

Geração de renda

A usina entregou para cada apicultor um kit completo de apicultura, com colmeias Langstroth, suportes, equipamentos de proteção individual, insumos e ferramentas essenciais para ampliar a produção de mel e própolis. O CODEVASF viabilizou os kits que representam um novo ciclo para a cadeia do mel em Alagoas. A iniciativa aliás, reforça o papel das abelhas como agentes fundamentais na polinização e na regeneração dos ecossistemas.

“Com a adesão de novos parceiros fortalecemos uma iniciativa que vem crescendo junto com a comunidade. Porque ele é um projeto de desenvolvimento de pessoas e de geração socioeconômica para toda a região”, destacou Paulo Couto, diretor Administrativo da Usina Caeté.

Apicultura e sustentabilidade

Para o presidente do Instituto Beeva, Geraldo Gomes de Barros, a apicultura vai além da produção de mel: “Porque esse projeto é exemplo de integração social, econômica e ambiental. Portanto, a apicultura impulsiona o turismo, o artesanato e fortalece o equilíbrio com o meio ambiente”.

Agricultura regenerativa e futuro sustentável

A importância das abelhas como bioindicadores na agricultura regenerativa será um dos temas abordados pelo produtor Giuliano Beggio Francischini, CEO da Beggio Lorenzo Agropecuária, na edição do CANABIO25.

O evento será realizado nos próximos dias 8 e 9 de outubro, no Centro de Cana IAC, em Ribeirão Preto -SP. O CANABIO25 reunirá produtores, especialistas e líderes do setor bioenergético para debater práticas agrícolas que conciliam competitividade, produtividade e preservação ambiental.