Eventos

Quem vai ditar os rumos da bioenergia no Nordeste?

Renato Cunha, presidente do Sindaçúcar-PE, mediará dois painés (COP 30 e transição energética) do Fórum Nordeste

Renato Cunha, presidente do Sindaçúcar PE mediará dois painéis do Forum Nordeste
Renato Cunha, presidente do Sindaçúcar PE mediará dois painéis do Forum Nordeste

No próximo dia 1º de setembro, Recife, será palco da 14ª edição do Fórum Nordeste, promovido pelo Grupo EQM. Exclusivo para convidados, o evento reunirá empresários, executivos, representantes do setor produtivo, políticos e acadêmicos. As  discussões devem girar em torno dos desafios e das oportunidades da transição energética brasileira.

A programação traz seis painéis temáticos. Entre os temas estratégicos: combustível do futuro, bioenergia, biometano, etanol de milho, biocombustíveis marítimos e combustível sustentável de aviação (SAF).

Perspectivas e contribuições do setor

O presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool em Pernambuco (Sindaçúcar-PE) e presidente-executivo da Novabio, Renato Cunha, estará na mediação de dois importantes painéis do evento.

No primeiro deles haverá o depoimento em vídeo de André Aranha Corrêa do Lago, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty e presidente da COP 30.

“O embaixador André Corrêa do Lago, vai fazer por vídeo uma explanação sobre as expectativas dele com relação à COP 30. O evento será realizado em novembro no Pará. Serei o mediador e nesse painel teremos a posição também de Evandro Gussi (UNICA), Jacyr Costa Filho (Cosag/Fiesp) e Mário Campos (Siamig e Bioenergia Brasil). O objetivo é extrair as perspectivas e contribuições do setor”, destacou Cunha.

Painéis sobre a COP 30 e transição energética

  • Abertura institucional – Depoimento em vídeo de André Aranha Corrêa do Lago, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty e presidente da COP 30. Mediação de Renato Cunha (Sindaçúcar-PE) e participação de Evandro Gussi (UNICA), Jacyr Costa Filho (Cosag/Fiesp) e Mário Campos (Siamig).
  • Multissetorial da Transição Energética – Mediação de Renato Cunha. Palestras de Gilberto Peralta (Airbus Brasil) sobre combustível de aviação; André Gustavo Alves (Cocal) sobre biometano; e Henrique Araújo (Copersucar) sobre biocombustíveis marítimos. Participações de Donizete Tokarski (Ubrabio) e Giuseppe Lobo (Bioind/MT).

“Na edição atual, iremos tratar de uma série de questões relacionadas à transição da matriz energética. Ampliando o foco do setor sucroenergético não apenas para o açúcar, que já existe como alimento, mas para as energias — principalmente o etanol e a biomassa”, afirmou Renato Cunha.