Eventos

Saiba quem estará discutindo os rumos do setor bioenergético no Fórum Nordeste 2025

Evento promovido pelo Grupo EQM terá seis painéis temáticos sobre bioenergia, descarbonização e futuro sustentável

Saiba quem estará discutindo os rumos do setor bioenergético no Fórum Nordeste 2025

O Fórum Nordeste 2025, promovido pelo Grupo EQM, será realizado no dia 1º de setembro, no Mirante do Paço, em Recife. O evento reune lideranças empresariais, políticas e acadêmicas para discutir a transição energética brasileira.

A programação contará com seis painéis temáticos, abordando desde o combustível do futuro, bioenergia e etanol de milho até biometano, biocombustíveis marítimos e combustível de aviação.

Painel 1 – Abertura institucional
Depoimento em vídeo de André Aranha Corrêa do Lago, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty e presidente da COP30. Mediação de Renato Cunha (Sindaçúcar-PE) e participação de Evandro Gussi (UNICA), Jacyr Costa Filho (Cosag/Fiesp) e Mário Campos (Siamig).

Painel 2 – Combustível do Futuro
Mediação de Pedro Robério (Sindaçúcar-AL) e palestra de Pietro Adamo Sampaio Mendes, presidente do Conselho de Administração da Petrobrás. Participações de Henrique Araújo (Copersucar), Igor Calvet (Anfavea) e Luciano Rodrigues (UNICA).

Painel 3 – Banco do Nordeste
Palestra de Paulo Câmara (Banco do Nordeste) com participação de Armando Monteiro Bisneto (Suape), Massimo Cadorin (Fiepe) e Saulo Cabral (Neoenergia Pernambuco).

Painel 4 – Quo Vadis: Rumos do setor sucroenergético do Brasil
Palestra de Plínio Nastari (Datagro) e mediação de Eduardo de Queiroz Monteiro (Grupo EQM). Participam Amauri Pekelman (Biosul), Amanda Gondim (UFRN), Rafael Ceconello (Toyota) e José Bolivar Melo Neto (Japungu).

Painel 5 – Multissetorial da Transição Energética
Mediação de Renato Cunha. Palestras de Gilberto Peralta (Airbus Brasil) sobre combustível de aviação; André Gustavo Alves (Cocal) sobre biometano; e Henrique Araújo (Copersucar) sobre biocombustíveis marítimos. Participações de Donizete Tokarski (Ubrabio) e Giuseppe Lobo (Bioind/MT).

Painel 6 – Produção de etanol de milho no Brasil
Mediação de Guilherme Nolasco (Unem), palestra de Gustavo Mariano (Inpasa) e participações de Edmundo Coelho Barbosa (Sindalcool-PB) e Hugo Cagno Filho (Udop).

Grupo EQM e a transição energética brasileira

Segundo o presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, esta edição será a mais importante já realizada, por ocorrer em um ano decisivo para o Brasil, que sediará em novembro, no Pará, a COP30, um dos principais fóruns globais sobre mudanças climáticas.