N quarta-feira (13), na 66ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Açúcar e Álcool do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), liderada por Pedro Campos (presidente da União Nordestina dos Plantadores de Cana), Paulo Leal, que é presidente da Federação Nacional do setor (Feplana), defendeu a posição do colegiado em incluir como integrantes da Câmara a Canapar (PR), Assovale (MT), AFCP (PE) e a Asplan (PB).
Leal ainda endossou os temas levantados na câmara sobre a regulamentação do pagamento dos CBios aos produtores de cana. A atualização de números da safra e impactos das tarifas americanas no Centro-Sul, bem como tais efeitos sobre a safra futura no Nordeste também foram destacados pela câmara e respaldado pelo dirigente da Feplana, além da análise da situação atual e perspectivas do etanol de milho no Brasil.
Participação na Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA)
Um dia antes, na terça-feira (12), também em Brasília na defesa dos produtores de cana e no acompanhamento de pautas essenciais para a competitividade e sustentabilidade do setor a nível nacional, Leal participou da reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
Na ocasião, ele fortaleceu a relação institucional da Feplana com o Poder Legislativo através dos parlamentares presentes, a exemplo do senador Jaime Bagatolli e do deputado federal Arnaldo Jardim, tratando com este sobre sua futura participação no VIII Seminário de Cana-de-Açúcar da Asflucan, entidade canavieira do estado do Rio de Janeiro, filiada à Feplana.