O Sebrae no Amazonas e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea) reinauguram, nesta terça-feira (21), um serviço que já atendeu mais de 20 mil produtores rurais e gerou cerca de R$ 20 milhões em negócios para esses produtores.
Trata-se do Balcão de Agronegócio, criado para apoiar os produtores rurais que vêm a Manaus vender seus produtos e nem sempre encontram com facilidade compradores que ofereçam um preço justo. No Balcão, o produtor cadastra sua oferta e um banco de dados faz uma busca dos possíveis compradores (mercadinhos, feirantes, comerciantes, entre outros) cadastrados previamente e que manifestaram interesse em adquirir produtos primários do interior do Estado.
Atualmente, o serviço tem produtores rurais e comerciantes de dezenas de municípios. A maioria das ofertas é de frutas, grãos, farináceos, hortaliças, carnes (bovina, suína, aves, peixes), ovos, entre outros, como açúcar mascavo, adubo mel de abelha e de cana-de-açúcar.
“Foram feitas algumas reformas, ampliação de equipe e investimentos em equipamentos e sinalização visual, tudo com o intuito de prestar um melhor atendimento aos agricultores e pecuaristas. Para isso, as parcerias com instituições ligadas ao setor primário são fundamentais”, avalia o presidente da Faea, Muni Lourenço.
O instituto de Desenvolvimento Agrário do Estado do Amazonas (Idam), a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas (ADS), a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/AM), a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e a Empresa Brasileira da Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) são instituições parceiras no Balcão do Agronegócio.
De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae no Amzonas, Nelson Rocha, desde a criação do Balcão de Agronegócio ,em 2007, até hoje, já foram realizados mais de 20 mil atendimentos, com um v olume total de negócios gerados de aproximadamente R$ 23 milhões. O diretor informa, ainda, que a parceria com a Sefaz viabiliza a expedição da Carteira do Produtor Rural, um documento que, conforme a Lei Estadual 2.826/2003, estabelece benefícios e vantagens aos produtores rurais, tais como descontos especiais na compra de equipamentos agrícolas.
“O Balcão funciona como um canal de aproximação entre o produtor rural e o mercado, e dada essa importância, decidimos fazer algumas reformas no prédio e, para dar maior visibilidade ao serviço, estamos fazendo a reinauguração”, comenta. Rocha ressalta, ainda, que, para ampliar o atendimento do Balcão, foram realizadas ações itinerantes do serviço em municípios e comunidades rurais da Região Metropolitana de Manaus.
A reinauguração do serviço acontece às 10h desta terça-feira (21), no próprio prédio do Balcão de Agronegócio, localizado na rua Barão de São Domingos, 125, Centro, em frente à Feira Manaus Moderna, telefone (92) 3633-6405.