O pesquisador da Embrapa Tabuleiros (Aracaju, SE) Marcelo Aguiar, especializado em estudos com cana-de-açúcar que atua na Unidade de Execução de Pesquisas (UEP) em Rio Largo, AL, participou, de 26 a 28 de agosto, de reunião de cooperação internacional para desenvolvimento de tecnologias em biocombustíveis, em Miami, Estados Unidos.
O evento foi uma das ações do ‘Memorando de entendimento entre o governo da República Federativa do Brasil e o governo dos Estados Unidos da América para avançar na cooperação em biocombustíveis’, assinado em 9 de março de 2007.
Na reunião estavam representados Brasil, Estados Unidos, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, Haiti e Jamaica. No primeiro dia do encontro, foi apresentado e debatido o cenário d a energia renovável no mundo, que inclui o etanol obtido a partir da cana-de-açúcar.
No segundo dia os participantes fizeram visitas de campo a usinas e instituições de pesquisa. Os representantes internacionais conheceram a Usina de Energia Solar Florida Power & Light, em Indiantown, e a Florida Crystal, usina que produz açúcar e energia com o uso de biomassa, em Okeelanta.
A comitiva visitou, ainda, a unidade da ARS/USDA, agência americana de pesquisa em agricultura, ligada ao ministério da agricultura do país, em Canal Point, onde é realizado o programa de melhoramento de cana-de-açúcar. (Saulo Coelho)