Em menos de duas semanas, quase 9.000 pessoas, ou cerca de 1.000 por dia, assinaram uma petição online que pede a reformulação da política de subsídios, tarifas e importações de etanol adotada pelos Estados Unidos. Mensagens de apoio à petição, lançada no início de setembro pela Unica, estão sendo enviadas através do site “Change.org”, importante fórum de debate sobre temas variados que também oferece aos usuários uma forma de cobrar atitudes de seus representantes eleitos.
Quem adere à petição apoia o fim da tarifa de US$0,54 por galão (3,17 litros) imposta pelos EUA ao etanol importado e dos pesados subsídios concedidos a empresas que fazem a mistura do etanol à gasolina naquele país. Os subsídios do governo dos EUA ao etanol tem um custo anual estimado em US$6 bilhões.
Na petição, a Unica argumenta que o cidadão americano poderia economizar ao abastecer seu carro se o etanol de cana pudesse competir em igualdade de condições no mercado. A entrada do etanol de cana também reduziria a dependência dos Estados Unidos do petróleo importado, além de beneficiar o meio ambiente.