A UNICA lamenta a ausência de consenso com a ORPLANA durante a reunião realizada em 24 de julho de 2025, convocada com o objetivo de superar o impasse instaurado na Assembleia Geral do CONSECANA-SP, ocorrida em 11 de julho.
Na ocasião, a UNICA reiterou sua proposta de renovação completa da Diretoria do CONSECANA-SP, como parte de um esforço para restabelecer um ambiente de governança equilibrado, transparente e produtivo.
Apesar da disposição da UNICA em buscar uma solução consensual e da boa-fé demonstrada ao longo de todo o processo, a ORPLANA manteve a mesma postura adotada no biênio anterior, recusando-se a avançar na construção de alternativas que favoreçam o colegiado.
A UNICA reafirma seu compromisso com o fortalecimento institucional do CONSECANA-SP e com a busca permanente por consensos. No entanto, considera que a manutenção de representantes que não têm contribuído para o espírito de colegialidade compromete o funcionamento da entidade.
Posicionamento da UNICA sobre o CONSECANA-SP
A continuidade da Assembleia Geral Extraordinária, suspensa em 11 de julho, ocorrerá em 11 de agosto de 2025, conforme edital de convocação divulgado nesta quarta-feira (30) pela entidade. A UNICA tem a esperança de que, até lá, prevaleçam o diálogo e o interesse comum em garantir a estabilidade e a transparência na relação entre produtores e indústria.