América Latina

Peru foca no etanol como combustível nos transportes

"Precisamos avançar em energias renováveis como o etanol", afirma ministro do Meio Ambiente do Peru

O ministro do Meio ambiente do Peru, Juan Carlos Castro Vargas, destacou a importância do uso de combustíveis limpos nos sistemas de transporte para contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população.

“A transição energética é fundamental para reduzir as emissões do transporte. Precisamos avançar para energias renováveis como o etanol. O Peru tem condições para isso”, afirmou em evento em julho.

Ele sustentou que o país possui extensas áreas com potencial para o cultivo de cana-de-açúcar e outros insumos que podem ser utilizados na produção de etanol, o que permitiria que o setor prosperasse sem afetar ecossistemas sensíveis. Observou que eventuais entraves burocráticos serão resolvidos por meio do diálogo com o setor empresarial.

Ele enfatizou que o Peru conta com uma política de descarbonização para 2050, consubstanciada na Estratégia Nacional de Mudanças Climáticas. Nesse contexto, a promoção dos biocombustíveis faz parte do caminho para uma economia mais limpa e resiliente.

“O meio ambiente deve ser um aliado do crescimento. Promover esse setor com critérios sustentáveis pode posicionar o Peru como referência regional na produção de etanol”, acrescentou.

O evento reuniu representantes dos setores público e privado para analisar o papel do etanol como alternativa sustentável à crise climática. Também foram discutidas propostas para aumentar a obrigatoriedade da mistura de etanol à gasolina, considerando experiências internacionais, e analisado o futuro do transporte sustentável baseado no uso de biocombustíveis.