O esperado superávit da balança de açúcar doméstico na Índia na nova safra 2025/26, devido ao aumento projetado na produção de açúcar no país em meio à queda dos preços mundiais do açúcar, pode levar à não lucratividade das exportações de açúcar na nova safra.
De acordo com estimativas de analistas internacionais da CovrigAnalytics, um nível confortável de preço para as exportações de açúcar da Índia deve ser de 20 a 20,5 centavos de dólar americano por libra para açúcar bruto em termos FOB e 21 centavos de dólar americano por libra para açúcar branco.
Mercado doméstico
Em caso de superávit no mercado doméstico de açúcar, os preços podem cair para o nível mínimo permitido; mas mesmo neste caso, o preço de exportação do açúcar do estado de Maharashtra, a maior região produtora de açúcar do país, não deve ser inferior a 16,6 a 16,7 centavos de dólar americano por libra em termos FOB, informou a CovrigAnalytics.
Exportações e Mercado de Açúcar
Exportações na safra em vigor
As usinas de açúcar indianas exportaram cerca de 650.000 a 700.000 toneladas de açúcar entre janeiro e meados de julho de 2025.
O volume total de exportação esperado este ano até 30 de setembro pode chegar a 800.000 toneladas de 1 milhão de toneladas permitidas na atual temporada 2024/25.
Anteriormente, em 20 de janeiro de 2025, o governo indiano havia permitido a exportação de 1 milhão de toneladas de açúcar na atual temporada, que termina em setembro deste ano.
O aumento da demanda global por açúcar em julho, que levou a um aumento nos preços mundiais do açúcar, contribuiu para a retomada das exportações de açúcar pelas usinas indianas este ano.
De acordo com a NFCSF, a permissão para exportar 1 milhão de toneladas de açúcar contribuiu para o aumento da liquidez das usinas de açúcar.
A extensão da cota até dezembro de 2025 permitirá que o açúcar seja exportado integralmente sem afetar negativamente os preços domésticos.
A safra recorde de cana-de-açúcar prevista para a nova safra 2025/26 na Índia permitirá a produção de mais açúcar no país. O Departamento de Agricultura dos EUA prevê que a produção de açúcar da Índia atingirá 35 milhões de toneladas na próxima temporada.
Dada a expectativa de uma boa safra de cana no próximo ano, entre 1 milhão e 1,5 milhão de toneladas de açúcar poderão ser exportadas nesta temporada.
A Índia exportou açúcar este ano para Somália, Afeganistão, Sri Lanka, Djibuti, Emirados Árabes Unidos, Líbia e Tanzânia.