O ministro da Agricultura da Índia, Shri Sharad Pawar, virá ao Brasil na próxima semana com uma delegação de 15 empresários para anunciar investimentos privados e conhecer mais de perto o funcionamento do setor sucroalcooleiro do País. A Índia é hoje o segundo maior produtor mundial de açúcar, atrás apenas do Brasil.
A programação do ministro começa na quarta-feira da próxima semana. A partir das 18 horas, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) fará uma apresentação sobre o setor. Na ocasião haverá também a presença do secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone, que falará sobre as perespectivas do mercado brasileiro.
O evento está previsto para ocorrer no Hotel Renaissance, em São Paulo. Na quinta, Shri Sharad Pawar viajará para Lins, interior de São Paulo. Ele se encontrará com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Gerardo Fontelles, e com diretores da Equipav, localizada em Promissão. O grupo indiano Shree Renuka Sugars arrematou, em fevereiro, 50,8% da usina de açúcar e álcool e assumiu parte da dívida de R$ 1,5 bilhão. Nesse mesmo dia, visitará plantações e a parte industrial da produção de cana.
Depois do almoço, a delegação visitará a unidade Biopav, onde haverá uma cerimônia para anunciar mudança de nome e também a expansão da empresa no País. À noite, o ministro retornará para São Paulo e na sexta pela manhã, Pawar será apresentado ao ministro da Agricultura, Wagner Rossi. Em seguida, se deslocará para São Caetano do Sul, onde conhecerá a produção de veículos da GM. À tarde, a delegação seguirá para a Argentina.