Agricultura

Mais cana, mais etanol: como deverá ser a safra da Índia em 2025

Previsões sobre a safra na Índia são do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos

A produção de etanol na Índia deverá saltar de crescimento em 2025, relata o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Em destaque do USDA no portal da União dos Produtores de Açúcar da Rússia, a safra de 2025 da Índia deverá colher bons resultados.

  • Produção de etanol: deverá crescer em 46%, chegando a 10,5 bilhões de litros.
  • Motivo: aumento da oferta de cana-de-açúcar devido às chuvas favoráveis.
  • Mas tem um porém: “Apesar do aumento significativo, o USDA projeta que a taxa média anual de produção de biocombustíveis do país seja de 19,3% em 2025, ligeiramente abaixo da meta do E20 devido à escassez regional de matéria-prima e restrições logísticas”, afirmou o USDA em seu relatório anual.
  • Consumo: segundo o USDA, o consumo de etanol da Índia aumentaria para 11,4 bilhões de litros em 2025, dos quais 9,7 bilhões de litros seriam alocados à produção de etanol combustível.
  • Capacidade: em março de 2025, a capacidade de produção de etanol da Índia era de cerca de 16 bilhões de litros, de acordo com o USDA.
  • Demanda: para atingir a meta nacional do E20, é necessária uma capacidade de 17 bilhões de toneladas, assumindo uma eficiência de usina de 80%.
  • Desafio: isso exigiria 7 milhões de hectares adicionais de terras plantadas, o que continua sendo um desafio fundamental para o país.


A proibição da importação de etanol para mistura de combustíveis limita a disponibilidade de alternativas, reforçando a necessidade de aumentar a capacidade de produção nacional, relata o USDA.

Delcy Mac Cruz

Editor

Editor do JornalCana

Editor do JornalCana