Entre outubro a dezembro de 2024, o consumo energético de combustíveis leves (caso do etanol) cresceu 3,6%, enquanto que o consumo do ciclo diesel aumentou 2,66%.
A informação integra o mais recente “Relatório Trimestral de Monitoramento”, iniciativa do FGV Bioeconomia cujo objetivo é acompanhar a dinâmica de consumo de combustíveis no Brasil.
Há uma atenção especial à análise e compreensão dos efeitos da bioenergia na redução das emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE).
Na última edição, o FGV Bioeconomia apresenta os principais destaques observados até o final do 4º trimestre de 2024.
Relatório Trimestral de Monitoramento
Confira:
- A participação do etanol no mercado de combustíveis do ciclo Otto apresentou expressivo aumento em 4,6 pontos percentuais em 2024, permitindo queda de 4,2% na intensidade de carbono matriz de combustíveis leves (62,6 gCO2eq/MJ).
- Apesar do aumento do consumo de diesel, o ganho de eficiência energético-ambiental de 1,8% do biodiesel e o aumento no nível de mistura geraram redução de 1,8% na intensidade de carbono do ciclo diesel em 2024 (77,9 gCO2eq/MJ).
Mais sobre o Relatório:
Clique aqui para acessar a íntegra do Relatório