Em entrevista exclusiva ao JornalCana, Evandro Gussi, presidente da UNICA, detalha suas avaliações sobre como está a revisão do Consecana-SP.
Confira a entrevista
Em que pé está a revisão do Consecana-SP?
A UNICA está repetindo faz tempo: o estudo já está pronto e a revisão precisa ser implementada. Ele foi realizado com total transparência e base técnica, por uma das instituições mais respeitadas do país: a FGV.
Tanto a UNICA quanto a ORPLANA participaram e aprovaram todas as premissas do estudo. Mas a ORPLANA cada hora diz uma coisa diferente: se você olhar as entrevistas deles há pouco mais de um mês, diziam que o estudo não tinha sido concluído.
Agora reconhecem que o estudo está pronto, que é bom, mas que não dá para implementar porque não concordam com alguns resultados.
Querem uma discussão sem fim e quem está sendo prejudicado é o fornecedor de cana e o próprio Consecana-SP.
A revisão ainda pode ser acelerada? Quando pode sair do papel?
Sim. Imediatamente!
Basta a ORPLANA cumprir o que se comprometeu no ano passado, reconhecer o resultado do estudo técnico feito pela FGV e avançarmos para as próximas etapas de implementação.
A revisão já era para ter sido aplicada, mas toda semana vem uma narrativa nova. Isso não tem ajudado ninguém.
Fornecedores têm se mostrado inseguros com a situação. Isso preocupa a UNICA?
Com certeza. A UNICA, junto com as antigas diretorias da ORPLANA, construiu o Consecana para gerar segurança e previsibilidade.
Havia diferenças, mas os acordos eram cumpridos. Agora estamos vivendo um desrespeito ao que é combinado e com as próprias regras do Consecana.
É assustador como poucos podem destruir em pouco tempo aquilo que muitos lutaram anos para construir.
A Importância do Consecana-SP
A UNICA considera outra alternativa além do Consecana-SP?
A UNICA acredita no modelo do Consecana-SP. Construímos essa instituição junto com os fornecedores. Tínhamos as nossas tensões, mas chegávamos a acordos e todo mundo cumpria. Isso precisa voltar, mas só funciona se as regras e os compromissos forem seguidos.
Além de não ter permitido o avanço na implementação da revisão, no final da safra a ORPLANA publicou circulares do Consecana de maneira unilateral, sem qualquer deliberação da Diretoria ou previsão no regulamento do Consecana.
A UNICA não participou mais das reuniões depois desse fato. As regras de governança exigem consenso e alinhamento entre ambas as partes para posicionamento formal do Consecana e não podem ser desrespeitadas dessa maneira.
Apelo aos Fornecedores
Alguma mensagem final para os fornecedores?
Temos um apelo aos fornecedores do estado de São Paulo, aqueles que plantam aqui, que conhecem a história do Consecana: vamos preservar o que construímos com tanta luta. Tínhamos um desejo: fazer um estudo independente para revisão do modelo.
O estudo foi feito por uma instituição séria e foi acompanhado pelos fornecedores. A UNICA respeita a organização dos fornecedores em suas associações e na própria ORPLANA.
Não queremos interferir na liberdade deles, mas podemos – repito – e devemos fazer um apelo: nós que produzimos em São Paulo, que conhecemos a história do Consecana-SP, não podemos abrir mão do nosso direito e da nossa responsabilidade de manter esse patrimônio tão duramente construído.