Mercado

BASF patrocina equipe de Klever Kolberg no Rally dos Sertões

A unidade de Proteção de Cultivos da BASF investe na visibilidade do uso do etanol patrocinando a equipe do piloto Klever Kolberg no Rally dos Sertões 2010. A largada será dada no centro-oeste brasileiro, na cidade de Goiânia (GO), em 10 de agosto, e passará por Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí, chegando a Fortaleza (CE) no dia 21. A 18ª edição terá 4.486 quilômetros sendo a segunda maior competição de fora-de-estrada do mundo, atrás apenas do mítico Dakar.

“A categoria experimental do rali, que aposta em biocombustíveis, está alinhada com a estratégia de negócios e visão de sustentabilidade da BASF. Esse patrocínio mostra nosso comprometimento com o setor sucroenergético”, ressalta o vice-presidente da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil e diretor de Marketing, Maurício Russomanno.

Klever Kolberg é o primeiro piloto a utilizar etanol de cana-de-açúcar como combustível na competição. O equipamento usado será um Protótipo Etanol e representa uma grande evolução em relação ao que o piloto utilizou na edição 2010 do Rally Dakar. O motor é um Mitsubishi V6 3.5 Flex com potência de 240 HP / 5.500 RPM. O tanque do carro possui capacidade para 350L com autonomia de 500 km em competição. O etanol possui preço competitivo e proporciona mais potência, força de arranque e velocidade ao carro.

Além disso, o biocombustível feito a partir da cana-de-açúcar contribui para redução das emissões de gases causadores do efeito estufa. Segundo a Agência Internacional de Energia, redução de até 90% na comparação com a gasolina. Desde 2003, a redução de emissões de gases de efeito estufa chegou a 83 milhões de toneladas. O Brasil possui, hoje, 427 usinas em funcionamento. O setor gera cerca de 845 mil empregos diretos e o PIB da cadeia sucroenergética chega a U$ 28 bilhões.

“Hoje, são 70 mil fornecedores de cana-de-açúcar. E pensando nesse setor que contribui com a economia e com o meio ambiente, a BASF desenvolve produtos que buscam atender às expectativas dos produtores que procuram soluções inovadoras para assegurar a sanidade da lavoura e com isso aumentar sua rentabilidade”, explica Russomanno. O portfólio da BASF apresenta soluções em inseticidas e herbicidas para garantir a qualidade da lavoura de um país que planta cerca de 8 milhões de hectares de cana-de-açúcar e atinge uma produção total de cana moída de 664.333,4 mil toneladas.

Com o patrocínio, a BASF associa sua marca a um projeto esportivo inovador, que promove o Brasil e sua tecnologia inovadora, contribuindo para a descoberta e aprimoramento de novas soluções energéticas responsáveis. “O patrocínio da BASF à equipe do piloto Klever Kolberg está alinhado à estratégia de comunicação da empresa em apoiar iniciativas pioneiras. E isso nos dá um grande orgulho por se tratar de uma equipe que dissemina um combustível verde em uma competição no cuja largada se dá no cerrado brasileiro”, analisa Adriana Boock, gerente de Comunicação e Serviços de Relacionamento com o Cliente da BASF. O País está na liderança dessa cadeia energética, porque há mais de três décadas vem se especializando no desenvolvimento e uso do etanol como combustível de milhões de veículos automotores, na prática intensiva do cultivo da cana-de-açúcar e no melhoramento de novas variedades da planta.

As informações são da assessoria de imprensa da BASF.

Agrolink