A Al Khaleej Sugar dos Emirados Árabes Unidos tem projeto para construir uma nova fábrica de açúcar.
Conhecida pela sigla AKS, a gigante também pretende fincar os pés no Brasil, com anunciandos investimentos de R$ 6 bilhões na Bahia (leia mais a respeito aqui).
No caso da nova fábrica de açúcar, ela está planejada para a região de Almaty, a maior cidade do Cazaquistão.
Segundo divulgação da Forbes pela União dos Produtores de Açúcar da Rússia, as negociações sobre a implantação da fábrica de açúcar da AKS ocorreram em uma reunião entre o Akim da região Marat Sultangaziyev e o diretor administrativo da empresa, Sheikh Jamal Al Ghurair.
Questão de abastecimento de água é prioridade
Na reunião, eles discutiram o local de construção da futura usina, áreas para cultivo de beterraba e questões de abastecimento de água.
O terreno perto de Konayev foi reconhecido como o mais promissor devido à sua logística.
No entanto, a questão do abastecimento de água permanece em aberto: fontes alternativas para irrigação de campos estão sendo consideradas.
“É de extrema importância para nós que as áreas de cultivo sejam abastecidas com água de forma confiável. O projeto exige uma preparação séria e atrairemos os melhores consultores na área de hidrologia”, disse o Xeque Jamal Al Ghurair.
Os investidores estão considerando a construção de usinas eólicas para abastecer totalmente o empreendimento com sua própria energia.
“Queremos criar uma empresa totalmente autônoma, utilizando fontes de energia renováveis. Isso ajudará a minimizar o impacto no meio ambiente”, acrescentou Al Ghurair.
As partes concordaram em contratar consultores profissionais para uma análise detalhada dos recursos hidrológicos da região. Isso ajudará a desenvolver soluções ideais para o abastecimento de água e garantirá a implementação bem-sucedida do projeto de investimento.
Quem é a AKS
A Al Khaleej Sugar é a maior refinaria de açúcar independente do mundo, controlando cerca de 3% do mercado global de açúcar refinado.
O xeque Al Ghurair tem projetos bem-sucedidos em vários setores: do açúcar à construção e imobiliário.