O CEO da UDOP, Antonio Cesar Salibe, faleceu neste sábado, dia 26 de abril, no Hospital Unimed em Araçatuba (SP).
Salibe tinha 76 anos.
Leia nota da UDOP:
“É com profundo pesar que a UDOP comunica o falecimento do CEO, Antonio Cesar Salibe, ocorrido em 26 de abril de 2025, no Hospital Unimed, em Araçatuba (SP).
Aos 76 anos, Salibe deixa esposa, filhos, netos e milhares de amigos e colegas que acompanharam sua trajetória. A dedicação e compromisso com o setor bioenergético foram exemplos de liderança por todos que tiveram o privilégio de trabalhar ao seu lado.
Fundador da UDOP em 1985, Salibe foi peça fundamental para consolidar a entidade como uma referência nacional, contribuindo para a qualificação de mais de 350 mil profissionais ao longo de quatro décadas.
A UDOP manifesta solidariedade aos familiares, amigos e colaboradores, reafirmando o compromisso de manter vivos os valores e a missão que Antonio Cesar Salibe ajudou a construir com tanta paixão e competência.
Hoje é um dia de tristeza para todos nós que fazemos parte do setor bioenergético.
Antonio Cesar Salibe foi, sem dúvida, uma grande referência que tive o privilégio de conhecer e acompanhar ao longo da minha trajetória. Sua dedicação incansável e liderança foram fundamentais para a evolução do setor.
Fundador da UDOP – União Nacional da Bioenergia em 1985, Salibe foi mais do que um dirigente: ele ampliou as fronteiras da bioenergia no Brasil, promoveu debates essenciais, abriu caminhos para profissionais e defendeu com coragem a inovação e a profissionalização do setor. Sob sua liderança, a UDOP consolidou-se como uma entidade de referência, contribuindo para a qualificação de mais de 350 mil profissionais e fortalecendo toda a cadeia produtiva.
O JornalCana, que há 37 anos acompanha e registra a evolução da bioenergia no Brasil, teve o privilégio de testemunhar de perto a trajetória de Salibe, seu impacto transformador e seu compromisso com o futuro do setor. Além dos familiares, Salibe deixa uma legião de amigos, colegas e admiradores que foram marcados por sua história de dedicação e liderança. Seu legado permanecerá vivo, inspirando novas gerações a acreditar na força da bioenergia como motor de desenvolvimento e sustentabilidade para o nosso país.
Peço ao Espírito Santo que console os familiares e amigos, diante da perda irreparável do querido Salibe.
Josias Messias
Atendendo à sua vontade, a família solicita que, em vez de coroas de flores, as homenagens sejam transformadas em doações para instituições de caridade que tanto precisam de apoio.”