O primeiro grande pregão do ano do leiloeiro público Jonas Rymer está marcado para os dias 12 e 26 deste mês, sempre ás 13 horas, na Praça São Salvador, número 41, 16º andar, para a 1ª Vara Federal de Campos dos Goytacazes (RJ), no Norte fluminense.
Na ocasião, Rymer baterá o martelo para a venda de diversas usinas produtoras de cana de açúcar e álcool. Ele lembra que o cultivo da cana de açúcar é uma das culturas mais importantes do mundo e o Brasil é o principal produtor, gerando centenas de milhares de empregos diretos e indiretos.
O setor despertou o interesse de diversos países, principalmente pelo baixo custo da produção de açúcar e álcool. Este último produto tem sido cada vez mais importado por nações do primeiro mundo, que visam a reduzir a emissão de poluentes na atmosfera e a dependência de combustíveis fósseis.
Os produtos produzidos no Brasil são largamente utilizados na produção de açúcar, álcool combustível e, mais recentemente, biodiesel.
Uma tonelada de cana de açúcar, por exemplo, produz 80 litros de etanol e um hectare de terra produz 88 toneladas de cana de açúcar. No total, então, são produzidos 7.040 litros de etanol por hectare.
ENERGIA. Segundo a Embrapa, a cana de açúcar destaca-se, também, por ser uma planta com elevado potencial para transformar energia solar em energia química. Trata-se de um fato importante em pesquisas realizadas em vários países tropicais como o Brasil. O mercado, porém, não é só para usineiros.
Há alguns anos, algumas corporações começaram a adquirir usinas, como é o caso da Fazenda Marambaia.
Uma das vantagens deste leilão, segundo Rymer, é a autorização do credor, em alguns processos, da venda parcelada, que permite ao arrematante parcelar o valor do lance em até 60 vezes. A parcela mínima será de R$ 200. Se o valor da arrematação for superior ao referido débito, esta diferença será paga, à vista, Motocicleta Honda no estado no ato da arrematação.