Mercado

Consumo de etanol cai 27% até março

Os preços menos competitivos do etanol nos postos de combustíveis fizeram com que o consumo tivesse forte queda no primeiro trimestre. Foram 1,6 bilhão de litros vendidos entre janeiro e março de 2010, queda de 27% em relação a igual trimestre de 2009, quando 2,2 bilhões de litros foram comercializados no país, segundo o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom), cujas associadas representam 75% do mercado brasileiro.

Depois de estourar a barreira de R$ 1 o litro na usina e fechar em R$ 1,20 em 22 de janeiro deste ano, o preço do álcool voltou a cair na indústria pressionado, justamente, pela forte retração no consumo nos postos. Chegou a bater R$ 0,75 em 26 de março, e desde então, vem buscando equilíbrio com a demanda em um movimento de sobe e desce na usina, segundo números do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq).

Nas usinas, em quatro semanas, o litro do hidratado valorizou-se 20,6%, de R$ 0,75 para R$ 0,91, segundo o Cepea/Esalq, e também recuou 8,9% nos últimos sete dias para R$ 0,83. “Esperamos menos volatilidade neste ano, pois além de impacto negativo ao produtor, as mudanças bruscas no preço e no consumo, trazem a necessidade de um “malabarismo logístico” às distribuidoras para manter o abastecimento”, diz Alisio Mendes Vaz, vice-presidente executivo do Sindicom.

Aos poucos, a queda nos preços na indústria foi sendo repassada aos consumidores. Por isso, em março já foi mais evidente o movimento de retomada da demanda pelo etanol, aumento que prossegue em abril, segundo o executivo do Sindicom, que ainda não tem os dados parciais de vendas de combustíveis de abril.