A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela Vale, informou ontem que assinou acordo com a Bunge, um dos principais clientes da logística de carga geral, para o transporte de 150 milhões de litros de álcool por ano e 180 mil toneladas de açúcar por ano. O álcool e o açúcar serão produzidos pela Bunge em sua usina em Santa Juliana, Minas Gerais, para o abastecimento, via ferrovia, dos mercados interno e externo. Segundo as empresas, conforme a ferrovia, a parceria irá propiciar a expansão do volume anual de carga geral movimentado.
Além deste acordo, a FCA e a Bunge, em parceria, farão investimentos em um novo ramal ferroviário com aproximadamente três quilômetros, que sai do terminal do cliente em Santa Juliana e conecta-se à ferrovia, próximo ao município de Uberaba, no Triângulo Mineiro.
O álcool será transportado pela FCA para abastecer os mercados da Grande Belo Horizonte e Vitória. S! erão 150 milhões de litros por ano nessa rota. De acordo com a FCA, parte deste projeto já está sendo implantada com os primeiros carregamentos, que começaram em novembro. São 62 vagões, com 3,7 milhões de litros, saindo da Santa Juliana com destino a Betim (MG), Vitória (ES) e Paulínia (SP). O valor do aporte não foi informado pelas empresas.
A FCA transportará também 180 mil toneladas de açúcar por ano das usinas da Bunge em Minas até o Porto de Santos, para exportação. Para o novo transporte de açúcar entrarão em operação 135 vagões e 10 locomotivas, sendo que os vagões serão disponibilizados em parceria com a Mitsui Rail Capital (MRC), companhia responsável pelos investimentos nos equipamentos.
Os novos equipamentos, segundo a ferrovia, irão viabilizar ainda o aumento do volume de grãos transportados atualmente pela FCA. Os vagões serão utilizados para o transporte dos insumos durante a entressafra do açúcar. Em 2008, a FCA transportou 4,5 milhões de toneladas de gr! ãos. A FCA possui mais de 8 mil quilômetros de extensão e abrange sete estados brasileiros, além do Distrito Federal.
São Martinho
A São Martinho comprou a fatia de 10% que a Mitsubishi Corporation possuía na Usina Boa Vista por US$ 14,07 milhões. Com a transação, a São Martinho passa a deter 100% do capital da Usina Boa Vista. No comunicado ao mercado, a empresa sucroalcooleira esclareceu que o contrato de exportação de etanol com a Mitsubishi, celebrado em março de 2007, continua válido e será atendido pelas unidades da São Martinho.
A São Martinho comprou 10% da Mitsubishi Corporation na Usina Boa Vista por US$ 14,07 milhões. Com a transação, a São Martinho passa a deter 100% do capital da usina.