Agricultura

Suspensão de linhas de crédito: "falta de responsabilidade fiscal do governo"

Suspensão de linhas de crédito do Plano Safra é impulsionada também pela falta de responsabilidade fiscal do governo, destaca a FPA

Imagem de máquina no canavial da Usina Santa Helena

Em nota oficial, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) destaca que a “falta de responsabilidade fiscal do governo” impulsionou a suspensão de linhas de crédito do Plano Safra 24/25.

Confira a nota oficial:

  • A suspensão das linhas de crédito rural do Plano Safra 24/25, anunciada nesta quinta-feira, dia 20, resulta do aumento da taxa Selic de 10,50% em julho de 2024 para 13,25% em janeiro de 2025, impulsionado pela falta de responsabilidade fiscal do governo e pela desvalorização da moeda.
  • Desta forma, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) esclarece que o plano atual foi aprovado no orçamento de 2023 e anunciado como “o maior Plano Safra da história”. Mas, no momento em que os produtores ainda colhem a primeira safra e iniciam o plantio da próxima, os recursos já se esgotaram.
  1. No mesmo dia em que o crédito rural é suspenso, a Presidência da República afirma não haver necessidade de cortar gastos.
  2. Culpar o Congresso Nacional pela própria incapacidade de gestão dos gastos públicos não resolverá o problema. A má gestão impacta no aumento dos juros e impede a implementação total dos recursos necessários.

Suspensão de linhas de crédito: setor privado já aporta R$ 1 bilhão na produção agropecuária

  1. O setor privado já aporta R$ 1 trilhão na produção agropecuária. O governo federal atua apenas como complemento, subsidiando parte dos financiamentos. Apesar disso, a falta de controle orçamentário impede um planejamento eficiente.
  2. Itens da cesta básica, como proteínas e ovos, têm seus custos de produção diretamente afetados, já que as rações utilizadas são produzidas a partir de grãos, culturas impactadas pela falta de recurso.

A FPA seguirá firme na cobrança por políticas públicas adequadas para o restabelecimento do crédito rural, no compromisso com os produtores rurais do Brasil e com a comida barata e acessível na mesa de todos os brasileiros.