Os principais analistas internacionais preveem um novo declínio nos preços globais do açúcar no segundo semestre de 2025, destaca nota da União dos Produtores de Açúcar da Rússia.
De acordo com os principais analistas internacionais, o aumento projetado na produção de açúcar na nova temporada 2025/26 levará a um aumento no excedente da balança mundial de açúcar e continuará a pressionar os preços mundiais do açúcar, restringindo seu crescimento.
Preços globais do açúcar: oferta com nova safra
De acordo com sua avaliação especializada, analisando a dinâmica dos contratos futuros de açúcar bruto e açúcar branco com vencimento em outubro, levando em consideração o aumento projetado na produção de açúcar.
Esse aumento de produção virá com a nova safra 2025/26 no Brasil, Tailândia e Índia, no segundo semestre deste ano.
Diante disso, espera-se uma queda nos preços mundiais do açúcar bruto para 16-17 centavos por libra (350-375 dólares americanos por tonelada) e do açúcar branco para 500-515 dólares americanos por tonelada.
Aumento da produção pressionou preços para baixo
O umento da produção global de açúcar em 2024 foi o principal motivo do declínio dos preços mundiais do açúcar no ano passado.
Os preços mundiais do açúcar continuaram a cair no início de 2025 – os preços mundiais do açúcar bruto permanecem 9% abaixo do nível do ano passado, enquanto os preços do açúcar branco permanecem 12% abaixo do nível do ano passado.