Mercado

ONG denuncia desinformação sobre instalação da Usina Termoelétrica

Usina Termoelétrica: Instituto ARAYARA acusa a Termo Norte Energia de divulgar informações incorretas sobre a data da Audiência de licenciamento ambiental

Região Administativa de Samambaia
Região Administativa de Samambaia

Na última terça-feira (11), o Instituto Internacional ARAYARA protocolou uma notificação junto ao Ibama, denunciando a divulgação equivocada da data da Audiência Pública referente ao licenciamento ambiental da Usina Termoelétrica (UTE) Brasília.

O empreendimento, de responsabilidade da Termo Norte Energia Ltda., será instalado nas regiões administrativas de Samambaia e Recanto das Emas, no Distrito Federal.

Usina termoelétrica: divergências na divulgação da data

Embora a Termo Norte Energia tenha atualizado seus canais oficiais para informar que a audiência não ocorreria mais em 12 de fevereiro, a empresa continuou apresentando contradições em suas plataformas.

Segundo seus comunicados, “ainda não há confirmação oficial sobre esses detalhes, estando sob análise do Ibama, apesar de a data de 12 de março de 2025 estar publicada no Diário Oficial da União, com horário e local definidos (às 18h, no Auditório do SEST/SENAT – Unidade Samambaia).”

Impacto na comunidade e riscos ambientais

Juliano Bueno de Araújo, presidente do Instituto Internacional ARAYARA, critica a desinformação, afirmando que o erro prejudica o acesso da população às informações essenciais sobre o empreendimento.

“É inaceitável que a Termo Norte desinforme a comunidade local sobre um empreendimento deste porte, de alto impacto ambiental e social. Protocolamos com urgência a notificação no Ibama para que a data correta seja devidamente informada”, declarou Araújo.

Data Correta

12 de março, às 18h, no Auditório do SEST/SENAT (Unidade Samambaia).
A audiência discutirá o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), além de ouvir as preocupações da comunidade.