Mercado

Vídeo institucional marca 100 anos da Usina Coruripe

Usina Coruripe: com cinco unidades distribuídas entre Alagoas e Minas Gerais, companhia tem capacidade para moer 16 milhões de toneladas de cana por safra

Unidade Limeira do Oeste
Unidade Limeira do Oeste

A Usina Coruripe comemora um século de história  no setor de bioenergia, marcando 100 anos com um vídeo institucional especial que homenageia todos os envolvidos nessa trajetória. 

“Acionistas, diretores, líderes, colaboradores e a comunidade recebem os parabéns por fazerem parte de uma jornada que transformou vidas e impulsionou o desenvolvimento do país”, destaca a Usina Coruripe.

Usina Coruripe: um legado de inovação e sustentabilidade

Fundada no início do século 20, em 12 de fevereiro de 1925, a partir da união de diversos engenhos, no município de Coruripe, em Alagoas, a usina chega ao seu centenário com um total de cinco unidades, nos estados de Minas Gerais e Alagoas.

Na safra 2024/25, até o fim de novembro, foram moídas quase 14 milhões de toneladas de cana, o que representa um crescimento de 2% em relação à safra anterior, quando foram moídas 16,06 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, com a produção de 24.366 mil sacas de açúcar, 495 milhões de litros de etanol e 703 mil MWh de energia.

Usina Coruripe tem certificação ISCC Corsia Plus

Entre as conquistas recentes a Coruripe destaca a construção de uma fábrica de açúcar em Limeira do Oeste (MG) e a certificação ISCC Corsia Plus, que permite a venda de etanol para produção de SAF.

A empresa também mantém cinco reservas ambientais e reforça seu compromisso com práticas ESG  integrando produção e preservação.

“Cuidar das pessoas e do meio ambiente não é apenas uma responsabilidade, mas uma paixão”, afirma a empresa em seu vídeo comemorativo, que homenageia acionistas, colaboradores e comunidades locais. A mensagem ressalta o legado de um século dedicado a soluções energéticas que “transformam vidas”. 

Com unidades em Alagoas e Minas Gerais, a Coruripe é uma das maiores produtoras de açúcar, etanol e bioeletricidade do Brasil, gerando cerca de 8 mil empregos diretos.

Confira o vídeo: