Inpasa consolida liderança global na produção de etanol de milho

A Inpasa consolida sua posição como a maior produtora de etanol de milho do mundo. Em 2024, ano marcado pela expansão na oferta de etanol, a empresa conquistou o MasterCana Brasil & Award, na categoria “Produção de Etanol – Performance”.

Em 2024, a oferta de etanol no Brasil atingiu 36,83 bilhões de litros, o maior volume já registrado, segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA). O grande destaque foi o etanol de milho, que cresceu 32,8%, alcançando 7,7 bilhões de litros.

Unidade de Sinop, a maior do mundo

O destaque da Inpasa no prêmio MasterCana se deve, principalmente, à sua unidade de Sinop (MT), considerada a maior produtora de etanol de milho do mundo, com capacidade para 2,1 bilhões de litros anuais e processamento de 4,6 milhões de toneladas de milho.

A companhia segue ampliando sua presença no setor bioenergético, investindo R$ 1,2 bilhão na construção de sua oitava unidade, em Luís Eduardo Magalhães (BA), que processará 1 milhão de toneladas de grãos por ano. Atualmente, a Inpasa opera cinco plantas – sendo três no Brasil e duas no Paraguai – e projeta alcançar oito unidades até 2026.

Segundo lugar no ranking nacional

O avanço do etanol de milho no Brasil também se reflete na posição da Inpasa entre os maiores produtores do país. Na safra 2023/24, segundo a Canaplan a empresa ficou em segundo lugar no ranking nacional, incluindo o etanol da cana-de-açúcar.

Números da safra 2023/24 apontam que entre os cinco maiores produtores de etanol no Brasil, dois deles utilizam o milho como matéria prima. A Inpasa despontou na segunda colocação, com uma produção estimada em 2,5 bilhões de litros.

Em contato com a Assessoria de Imprensa da Inpasa, a reportagem do JornalCana aguarda atualização dos números relativos ao ano de 2024.

Joacir Gonçalves

Repórter

Jornalista profissional com mais de 35 anos de experiência

Jornalista profissional com mais de 35 anos de experiência