Logistica

COFCO International investe R$ 1,2 bilhão na compra de vagões e locomotivas em operação com a Rumo

Os 979 vagões e 23 locomotivas irão transportar grãos e açúcar até o terminal da COFCO International no Porto de Santos

COFCO International investe R$ 1,2 bilhão na compra de vagões e locomotivas em operação com a Rumo

A COFCO International anuncia o investimento de R$ 1,2 bilhão na compra de 979 vagões e 23 locomotivas para operação logística, que será realizada pela Rumo.

O objetivo da companhia é atender o aumento da demanda no novo terminal do Porto de Santos, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento sustentável da infraestrutura e logística da empresa na busca para alcançar suas metas de descarbonização, destaca, em nota, a empresa.

Ativos adquiridos têm capacidade de transportar até 4 milhões de toneladas de grãos e açúcar

Os ativos adquiridos têm a capacidade de transportar até quatro milhões de toneladas de grãos e açúcar da região Centro-Oeste, onde a COFCO possui armazéns e indústria de esmagamento, e do interior de São Paulo, onde a companhia tem quatro usinas de açúcar, para o Terminal Export COFCO (TEC), localizado no STS-11, no Porto de Santos (SP).

A escolha de investir em ferrovias permite que a companhia continue crescendo ao mesmo tempo em que reduz seu impacto ao meio ambiente.

A expectativa é de que o uso dos vagões, comparado ao transporte dos mesmos volumes por caminhões, ajude a diminuir em cerca de 80% a emissão de CO2 na atmosfera.

De acordo com Fabrício Degani, diretor de logística para a divisão de Grãos e Oleaginosas da COFCO International no Brasil, o investimento em vagões e locomotivas faz parte do plano de expansão da empresa após vencerem o leilão de arrendamento do STS-11, área do Porto de Santos, que recebeu mais de R$ 1 bilhão de reais de investimento para ampliar a capacidade de exportação.

“Vamos ampliar em três vezes nossa capacidade e isso traz desafios logísticos. Portanto, optamos por este investimento em ativos ferroviários que possibilitará nosso crescimento de forma sustentável, reforçando nosso compromisso de investir no agronegócio brasileiro e figurando entre os maiores players do setor”, explica Degani. 

Ele ainda destaca que o movimento de negócios está totalmente atrelado à estratégia em reduzir emissões e alcançar as metas da companhia, aprovadas pelo Science Based Targets initiative (SBTi) de emissões relacionadas ao uso de terra e remoções associadas a fluxos de bioenergia, com base na pegada global atual da COFCO International.

Rumo: parceria com a COFCO revela relação robusta

Segundo Eudis Furtado, vice-presidente Comercial da Rumo, essa parceria demonstra a confiança de uma relação robusta entre ambas as empresas.

“A COFCO já é uma parceira comercial importante para a Rumo. Agora, a partir desse inédito contrato no transporte de grãos e açúcar, juntas, conseguiremos expandir a nossa participação dentro do porto de Santos, que é o mais importante do país. Além disso, estamos contribuindo para otimizar a logística nacional e diminuir o custo Brasil”, destaca em nota à imprensa.  

Paralelamente a esse movimento, a Rumo vem fazendo diversos investimentos para aumentar sua capacidade via porto de Santos, como a ferrovia Norte-Sul, ferrovia de Mato Grosso, as obras da Malha Paulista e o terminal no Porto de Santos.

“A integração de todos esses investimentos da Rumo eleva a produtividade do corredor Santos, o principal e mais competitivo para o escoamento do agronegócio brasileiro, tanto para a exportação de grãos, bem como de fertilizantes e açúcar. Adicionalmente a isso, vai proporcionar crescimento para o Brasil, com soluções mais competitivas e um melhor nível de serviço aos nossos clientes”, finaliza Furtado.

Delcy Mac Cruz

Editor

Com formação em Jornalismo (1984) e pós-graduação em Agronegócios (FAAP, 2008), especializou-se em jornalismo focado em bioenergia. É editor do JornalCana.

Com formação em Jornalismo (1984) e pós-graduação em Agronegócios (FAAP, 2008), especializou-se em jornalismo focado em bioenergia. É editor do JornalCana.