Tecnologia

JCB conquista aprovação para uso do motor a hidrogênio

Fabricante do primeiro motor de combustão a hidrogênio do mundo tem permissão para vendas em vários países

Lord Bamford fotografado com o motor de combustão a hidrogênio da JCB
Lord Bamford fotografado com o motor de combustão a hidrogênio da JCB | Divulgação

A JCB, fabricante de equipamentos para construção e movimentação de materiais, desenvolveu o primeiro motor de combustão a hidrogênio do mundo, que recebeu agora permissão para ser usado comercialmente em máquinas.

Conforme anúncio feito essa semana, autoridades de licenciamento europeias concederam a certificação para que estes motores passem a ser comercializados em vários países do continente.

A JCB é a primeira empresa de equipamentos de construção a desenvolver um motor de combustão totalmente funcional alimentado por hidrogênio.

Um time de 150 engenheiros tem se dedicado a esse inovador projeto, que representa um investimento de £100 milhões ao longo de mais de três anos.

“Solução adequada de emissões zero”, diz presidente da JCB sobre o motor a hidrogênio

 

“Este é um momento muito significativo para a JCB. Começar o ano novo com a certificação em vigor em tantos países europeus é um bom presságio para o futuro da tecnologia de combustão de hidrogênio”, afirma, em nota, Anthony Bamford, presidente da JCB, responsável pelo projeto.

“Provamos nos últimos anos que esta é uma solução adequada de emissões zero para equipamentos agrícolas e de construção.”

“Essa aprovação abre caminho para a venda e o uso desses motores em todo o Reino Unido e na Europa. Eu não poderia ter esperado um começo de ano melhor. Acima de tudo, estou muito feliz por nossa equipe de engenheiros britânicos que trabalharam incansavelmente para chegar a esse estágio.”

JCB: certificação para venda do motor na Holanda

Lord Bamford recebe a certificação oficial dos funcionários
da RDW, André van de Visser e Marc Feijen, permitindo
a venda de motores de combustão a hidrogênio na
Holanda (Divulgação)

A JCB confirmou que a Autoridade de Veículos da Holanda, a RDW, foi a primeira autoridade de licenciamento a emitir a certificação oficial, dando permissão para que o motor fosse vendido no país.

Outros órgãos de licenciamento na Europa seguiram o exemplo da RDW, emitindo a certificação necessária, incluindo Grã-Bretanha, Irlanda do Norte, Alemanha, França, Espanha, Bélgica, Polônia, Finlândia, Suíça e Lichtenstein.

As autoridades de licenciamento em outros países devem seguir com a certificação em 2025.