Indústria

Raízen encerra operação de planta piloto de etanol de segunda geração

Planta piloto de etanol de segunda geração da Raízen foi inaugurada em 2015

Raízen encerra operação de planta piloto de etanol de segunda geração
Arquivo

A Raízen S.A., joint-venture entre Cosan e Shell, decidiu descontinuar a operação da planta piloto de etanol de segunda geração (E2G) localizada no Parque de Bioenergia da Costa Pinto, em Piracicaba (SP).

O encerramento das operações da planta piloto está em comunicado ao mercado divulgado pela Raízen em 17 de janeiro de 2025.

O que diz o comunicado sobre a planta de E2G

  • A Raízen comunica aos seus acionistas e ao mercado que a planta piloto de etanol de segunda geração (E2G) localizada no Parque de Bioenergia da Costa Pinto (Planta 1), em Piracicaba (SP), terá sua operação recorrente descontinuada.
  • Quando a operação será descontinuada: a partir da próxima safra, com início em 1º de abril de 2025.
  • O que ocorrerá com a planta piloto: “passará a operar como uma unidade dedicada a testes e futuros desenvolvimentos do biocombustível.”

Planta piloto foi inaugurada em 2015

Inaugurada em 2015, a planta piloto de etanol de segunda geração do Parque de Bioenergia da Costa Pinto (Planta 1), denominada Copi, “passou por diversas transformações para aprimoramento e desenvolvimento de tecnologia de produção de E2G”, destaca o comunicado.

Esse desenvolvimento, segue, foi replicado em escala comercial na Planta de Bonfim (Planta 2), “que já está operacional, e nas Plantas Univalem (Planta 3) e Barra (Planta 4), que estão em fase de comissionamento e iniciarão operação após obtenção das autorizações necessárias.”