A área de milho de segunda safra deverá crescer 5% em relação a 2023, divulga informativo da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC) com dados da Agroconsult.
Clique aqui para mais informações sobre a ANEC. E, aqui, mais sobre a Agroconsult.
Segundo o informativo, assinado por Jean Carlo Budziak, em número, a área total será de 22 milhões de hectares, sendo 4,3 milhões de hectares na primeira safra e 17,8 milhões de hectares na segunda safra.
Como está o plantio do milho milho 1ª safra: alcançou 65,1% até a primeira semana de novembro, mantendo um ritmo muito similar ao do ano anterior.
A Agroconsult estimou que a área de milho primeira safra deverá ser reduzida em 9,9% .
Clique aqui para saber mais sobre oferta de milho
Como deve ficar a produção
A produção total deverá ser de 132,7 milhões de toneladas, sendo 25,4 milhões de toneladas referentes à primeira safra e 107,3 milhões de hectares referentes à segunda safra.
O principal destaque para a safra 2024/25 será para o consumo de 95,2 milhões de toneladas, em comparação com as 88,0 milhões de toneladas neste ano.
Isso se deve, principalmente, pela expansão da indústria de etanol de milho, que vem demandando cada vez mais do cereal.
Saiba aqui mais sobre etanol de milho
Como ficam as exportações
Quanto a esse ano, o programa de exportação continua avançando e até novembro, foram exportadas 34 milhões de toneladas.
Os principais destinos das exportações do cereal brasileiro são o Egito com 4,4 milhões de toneladas (13%), Vietnã com 4 milhões de toneladas (12%) e o Irã com 3,3 milhões de toneladas (10%).