Biometano

GeoMit estuda novos projetos de plantas de biometano no Brasil

Joint-venture recém-formada construirá e operará plantas que utilizam resíduos de cana-de-açúcar e do agronegócio em parceria com produtores de biomassa

GeoMit estuda novos projetos de plantas de biometano no Brasil

Após firmar a joint-venture GeoMit, em abril deste ano, a Mitsui Gás e Energia do Brasil (Mitsui Gás), empresa brasileira participante da distribuição de gás natural, e Geo bio gas&carbon (Geo), empresa brasileira provedora de plataforma tecnológica com foco no desenvolvimento de produção de hidrocarbonetos verdes, estuda novos projetos de biometano, em parceria com produtores de biomassa e consumidores, promovendo o uso sustentável de resíduos orgânicos.

A GeoMit utilizará estrategicamente os resíduos da cana-de-açúcar para destravar o potencial mercado de energia renovável do Brasil e diversificar o fornecimento doméstico de gás. Ao situar as fábricas perto dos centros de consumo, a GeoMit analisa novas opções de projetos potenciais conforme sua competitividade de preços, demanda de gás e ambiente de recursos sustentáveis.

O objetivo é desenvolver novos projetos aproveitando a experiência da Mitsui na distribuição de gás e a tecnologia de operação de plantas de produção de biometano da Geo, que já gerencia cinco plantas de biogás em funcionamento. As sinergias, portanto, vão desde a injeção do biometano nas redes das distribuidoras, como também em sinergias futuras com as atividades na cadeia de valor de energia verde, como CO₂ biogênico, metanol, amônia verde e hidrogênio verde etc., com aplicações em diversos setores da economia, incluindo mobilidade urbana, veículos pesados e indústrias.

Na visão da GeoMit, há uma crescente demanda mundial por soluções de energia sustentável, o que não é diferente no Brasil. O arcabouço regulatório para o biometano está em desenvolvimento no país, e a agenda está ganhando força estimulada pela crescente demanda, o que pode ajudar produtores de biomassa a obterem receita adicional nos negócios bem como utilizar sua própria fonte de energia renovável para descarbonizar suas operações agropecuárias.

Por isso, os projetos a serem desenvolvidos pela GeoMit estabelecerão parcerias de produção com produtores de biomassa, e as fábricas serão localizadas perto dos centros de consumo. A conexão da oferta à demanda poderá ser tanto pela injeção de biometano às malhas das distribuidoras, como também via gasodutos virtuais aos clientes finais que estão localizados em regiões isoladas dos gasodutos existentes e estão interessadas no gás renovável.

A GeoMit busca estratégias de longo prazo e soluções de energia sustentáveis, aproveitando a capacidade do mercado agrícola do Brasil para um futuro mais verde por meio de compromissos da Mitsui Gás e Geo.

A Mitsui Gás e Energia do Brasil (Mitsui Gás), fundada em 2006 como subsidiária da Mitsui & Co., tem sido um player importante no setor de gás do Brasil como acionista direta e indireta de 13 companhias distribuidoras locais. A Mitsui Gás está ampliando sua participação e contribuindo para o aprimoramento da matriz energética brasileira por meio de sua experiência.

A Geo bio gas&carbon, fornecedora de plataforma de tecnologia, concentra-se no desenvolvimento da produção de hidrocarbonetos verdes. A companhia desenvolveu um processo proprietário único e inovador para produção de biogás a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos e líquidos do agronegócio. Hoje, com 5 plantas operando nos estados do Paraná e São Paulo, a Geo já investiu mais de R$ 450 milhões na criação e instalação de projetos para produção de biogás.