Inaugurado em setembro do ano passado, o primeiro centro de hidrogênio verde do Brasil (CH2V), instalado em Itajubá (MG), iniciou a produção no último dia 30 de outubro.
Resultado de uma parceria entre a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) , o centro contou com investimentos de aproximadamente 5 milhões de euros.
Além da unidade de produção de hidrogênio verde, composta por um eletrolisador do tipo PEM com potência de 300 kW, também foi construída uma estação para abastecimento de veículos, ambas situadas no campus da UNIFEI.
O Centro é composto de um prédio com área aproximada de 800 m², dotado de salas, equipamentos e laboratórios para desenvolver atividades e projetos de pesquisa que vão indicar caminhos do hidrogênio com valor agregado nas condições brasileiras.
Com essa infraestrutura, a universidade terá capacidade de produzir 60Nm³/h de hidrogênio verde, utilizando energia solar proveniente de três usinas próprias.
Leia mais a respeito aqui.