As operações de logística canavieira sempre foram um gargalo para o setor sucroenergético. É que realizar o transporte e a operação dependem de placas indicativas de estradas, de apontamentos pelo motorista do veículo, o que, em muitas vezes, gera atrasos e mais atrasos. O resultado também reflete em custos.
A situação se agrava também caso as operações de campo sejam terceirizadas.
Diante disso, o setor já tem à disposição, por exemplo, solução que transforma dados em informações úteis para que o profissional decida sobre a operação.
No caso, a solução integra o portfólio oferecido pela AxiAgro.
Como ter conectividade no campo: a solução emprega conexão satelital. Assim, as informações registradas pela solução durante as operações são enviadas automaticamente.
As informações ficam registradas na nuvem e chegam 100% ao dispositivo no menor tamanho possível para ocupar menos espaço”, explicou Eder Clei de Freitas, supersitor de tecnologia da São Domingos, em palesta nesta quarta-feira, 06 de novembro, durante painel do 7º Seminário UDOP de Inovação em Araçatuba (SP).
Como funciona: a solução faz desenho de ida e de volta. do local a ser operado. Automaticamente, essa rota, via AxiAgro, vai para dispositivo no interior do caminhão.
Daí em diante, é só motorista seguir o que está no dispositivo.
Leia também:
Usinas de etanol podem liderar mercado de captura de carbono
Informações enviadas de imediato
Segundo Freitas, assim que a colheita de cana é feita, as informações dessa operação seguem de imediato para a usina.
Enfim, ele destacou que para chegar a uma colheita de alta performance, é preciso ter transporte seguro, em que o caminhão saia da unidade e chegue ao local da operação sem que se perca.
Enfim, que essa chegada seja no menor tempo possível.