O Grupo EQM foi o vencedor na categoria Preservação Ambiental – Performance no Prêmio MasterCana Brasil & Award 2024, realizado em outubro deste ano.
A premiação reconheceu o case do Grupo, que se destaca pela Conservação da Biodiversidade em suas operações no setor sucroenergético.
Com unidades em Alagoas e Pernambuco, o Grupo EQM é responsável pelas três maiores Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) nos dois estados.
As RPPNs são áreas de conservação com o objetivo de preservar a biodiversidade e são reconhecidas oficialmente como unidades de conservação de domínio privado.
Leia também:
Agro paulista se mobiliza diante risco de perda de competitividade
Preservação
Na Usina Cucaú, localizada em Rio Formoso, no Litoral Sul de Pernambuco, a RPPN Mata do Jaguarão preserva 900,15 hectares de Floresta Atlântica.
Já na Usina Utinga, em Rio Largo, Alagoas, o Grupo mantém as RPPNs Mata do Cedro e Mata da Sálvia, com 978,7 hectares e 624 hectares, respectivamente.
Juntas, as duas unidades do Grupo somam mais de 11 mil hectares de Mata Atlântica preservada, sendo 6.068 hectares em Pernambuco e 4.960 hectares em Alagoas.
Sistema de Gestão Ambiental
Além das RPPNs, o Grupo EQM implementou um Sistema de Gestão Ambiental, com 14 programas ambientais que abrangem todas as áreas de suas usinas.
Esses programas seguem as diretrizes de certificadoras importantes, como a ISO 14001 e Bonsucro, e visam garantir as certificações em um futuro próximo.
As ações de conservação da biodiversidade são uma prioridade, e o Grupo utiliza práticas sustentáveis em seus processos produtivos de açúcar e etanol, com foco na proteção dos recursos naturais, como água e florestas, e no cumprimento rigoroso da legislação ambiental vigente.
O reconhecimento no Prêmio MasterCana Brasil & Award destaca o compromisso do Grupo EQM com a sustentabilidade e a preservação ambiental.