Reconhecida como uma das maiores produtoras sucroalcooleiras de Pernambuco, a Usina Petribu foi homenageada ontem pelo seu centenário de fundação. Os 280 anos do Engenho Petribu também foram lembrados, durante a sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
O evento foi realizado por iniciativa do deputado Augusto Coutinho (DEM). Localizada no município de Lagoa de Itaenga, na Mata Norte do estado, a empresa foi fundada por João Cavalcanti Petribu, que transformou em usina um antigo engenho de sua propriedade, dando início, em 29 de setembro de 1909, à história de sucesso. Diariamente, são produzidas 18 mil sacas de açúcar e 200 mil litros de álcool.
Seu faturamento anual é de R$ 15 milhões. A sessão foi presidida pelo deputado Sebastião Rufino (PSB). O trabalho social desenvolvido pela usina foi destacado pelo presidente do grupo. A empresa proporciona a profissionalização dos filhos dos trabalhadores da usina desde a educação infantil ao ensino médio. “Cerca de 10 mil alunos já foram formados por nossa escola”, afirmou. Para Augusto Coutinho, o grupo Petribu é um ícone no mundo dos negócios.